Tudo começou por volta dos anos oitenta, tendo a frente o líder Pedro dos Santos Ambrósio em 1985, Pedro Ambrósio e alguns moradores fundaram a Associação Asa Norte-Bom Sucesso. Já em 1987 Fundou a grande feira livre comunitária hoje o maior centro comercial aberto do Maranhão no domingo. Em 1998 fundou a Rádio Comunitária Maranhão do Sul 87.9 Nome de fantasia alusivo a campanha do Movimento para criação do Estado do Sul do Maranhão. E em 2007 a Rádio Maranhão do Sul foi outorgada e autorizada, e que atualmente desempenha um grande papel comunitário na cidade de Imperatriz.
SAIBA MAIS SOBRE A RÁDIO COMUNITÁRIA MARANHÃO DO SUL FM - 87,9 MHz
No ano de 1998, tendo à frente o líder Pedro Ambrósio fundou-se a Associação Asa Norte Bom Sucesso, com o objetivo de valorizar e dar oportunidade de destaque aos artistas do município e região além de muita informação local. A associação foi formada por Pedro Ambrósio e alguns moradores que de uma forma ou outra estavam buscando formas de contribuir e levar o nome do município de Imperatriz para diversas regiões do Brasil.
Após um longo período de espera e após ter atendidos todas as exigências do Ministério das Comunicações, foi concedida a outorga e licença de funcionamento no ano de 2007 da primeira rádio comunitária de Imperatriz, nascia à RÁDIO MARANHÃO DO SUL FM. A Associação foi outorgada e licenciada para a execução de radiodifusão comunitária, sob o Indicativo ZYT 358, frequência 87,9MHz.
Os estúdios, transmissor e antenas estão todos localizados na Rua Raimundo de Moraes, 578, bairro Bom Sucesso na cidade de Imperatriz, conforme projeto encaminhado e aprovado pelo Ministério das Comunicações. Essa localização busca fornecer condições para que todos do município tenham um sinal de qualidade, porém, respeitando a legislação referende a radiodifusão comunitária.
Objetivo da Rádio MARANHÃO DO SUL FM
O objetivo da Associação Asa Norte Bom Sucesso é ser através da RÁDIO MARANHÃO DO SUL FM uma ferramenta de promoção do desenvolvimento econômico, cultural e artístico da região, levando aos munícipes noticias e informações que possam contribuir para o desenvolvimento local. Para que o objetivo principal seja conquistado é necessária à participação da comunidade nas ações geradas pela Rádio.
Nome: RÁDIO FM MARANHÃO DO SUL
É dado a campanha do Movimento para criação do Estado do Sul do Maranhão. Dessa forma homenagear a criação do Estado do Sul do Maranhão foi escolhido o nome MARANHÃO DO SUL FM.
Programação:
A MARANHÃO DO SUL FM trará sempre aos ouvintes uma programação eclética, valorizando as preferências locais e, sobretudo dando oportunidade aos artistas da região. Espaço para noticias e comunicados da comunidade também será um marco da MARANHÃO DO SUL FM.
Vantagens de Apoiar a Rádio Comunitária:
Apoiar a Rádio Comunitária é uma forma de ajudar o desenvolvimento da comunidade. O apoio é na forma de APOIO CULTURAL e serve para que a associação cubra custos de funcionários, aluguel, equipamentos entre outras despesas. Além do apoio cultural, a participação da comunidade é muito importante.
A legislação prevê que os apoios culturais devem ser de pessoas ou empresas localizadas na comunidade onde a rádio está inserida, isso fará com que os apoiadores terão sua identidade destacada no município, fortalecendo o comércio local.
O que é Rádio Comunitária?
Trata-se de radiodifusão de sons, em frequência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts), que dá condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas ideias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais ( Fonte: www.mc.gov.br).